TÍTULO DO PROJETO
Sacola Retornável GEDAR- Grêmio Estudantil Dom Antonio Reis
“Plante Nesta Sacola a Esperança”
3. JUSTIFICATIVA
A questão ambiental é uma das grandes preocupações da sociedade moderna. Uma das características dessa sociedade é o consumismo desenfreado, onde as sacolinhas plásticas, pela sua praticidade, são utilizadas de modo indiscriminado pelos consumidores no seu dia-a-dia, principalmente para embalar as compras nos supermercados. Nesse sentido, é necessário realizar ações que minimizem os danos causados pelo descarte diário dessas sacolas.
As sacolas plásticas, após o seu uso, se transformam, muitas vezes, em “sacos de lixo”, tendo como destino os aterros sanitários, lixões, córregos, rios e mares, trazendo conseqüências preocupantes para a vida dos seres humanos, animais e ambiente. Outro fator relevante é que o descarte diário de sacolas plásticas provoca a obstrução das galerias pluviais.
Sabemos que sacolas plásticas demoram cerca de 100 anos para se decompor no meio ambiente, mas existem também as sacolas biodegradáveis que se decompõem até 18 meses, porém contém substâncias nocivas para o meio ambiente.
Com o projeto sacolas retornáveis GEDAR, mostramos aos alunos e à comunidade, uma opção sustentável para substituir as sacolinhas plásticas, pois não agride o meio ambiente e poderia ser reaproveitada inúmeras vezes, pois é feita de um material mais durável e resistente.
4. OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
Conscientizar os alunos e a comunidade, sobre a importância do uso das sacolas retornáveis e assim, conseqüentemente, cuidar do meio ambiente.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Sensibilizar a comunidade para a mudança de hábitos no uso de sacolas plásticas, substituindo o seu uso pela sacola retornável;
- Desenvolver nos alunos e comunidade a consciência ecológica, atitudes cidadãs e ações preventivas de sustentabilidade;
- Promover a venda das sacolas retornáveis, contribuindo para a conscientização e importância da mudança de comportamento da comunidade no uso de sacolas descartáveis.
5. METODOLOGIA
No primeiro momento, o GEDAR- Grêmio Estudantil Dom Antônio Reis, teve a idéia de confeccionar uma sacola retornável, com uma simbologia que o próprio nome diz “Plante nesta Sacola a Esperança”. No segundo momento, foram procuradas empresas para patrocinar a confecção da sacola, colocando a sua logomarca na mesma. No terceiro momento, foi divulgada a idéia no Instituto São José e na comunidade local. As sacolas estão sendo vendidas pelo Grêmio Estudantil pelo preço de R$ 4,00 reais. O lucro da venda das sacolas será utilizado para as necessidades e projetos futuros do Grêmio Estudantil.
6. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
As atividades de divulgação do Projeto tiveram início no mês de maio de 2011.
No dia 02 de junho de 2011 foi realizado o Lançamento do Projeto “Sacola Retornável- GEDAR- Plante Nesta Sacola a Esperança” e feita a divulgação do mesmo para os alunos.
No dia 11 de junho de 2011 foi realizada a divulgação do Projeto para os pais dos alunos e as sacolas foram colocadas à venda na Assembléia da Comunidade Escolar.
O Projeto terá a sua continuidade durante todo o ano letivo de 2011.
RESUMO:
Com a ação dos alunos integrantes do Grêmio Estudantil Dom Antonio Reis do Instituto São José, foram confeccionadas cerca de 110 sacolas retornáveis com a ajuda dos patrocinadores, com o tema “ Plante nesta Sacola a Esperança”, o objetivo é conscientizar os alunos e a comunidade que o uso das sacolas retornável é o primeiro passo para a salvação do planeta, foi realizado no dia 02 de junho de 201 o lançamento do projeto, neste evento divulgamos pra os alunos e explicamos como reduzir o uso das sacolas plásticas, substituindo as mesas pelas sacolas retornáveis GEDAR.
http://sacolaretornavelgedar.blogspot.com/